Jaguari com registro de raiva bovina


A Prefeitura Municipal de Jaguari, Setor de Vigilância em Saúde, juntamente com a Inspetoria Veterinária, vem por meio deste, mais uma vez, fazer um ALERTA SANITÁRIO a população em geral, especialmente aos proprietários de rebanhos bovinos, equinos, bubalinos e ovinos.

Informamos que temos casos positivos para RAIVA bovina no Município. Reforçamos a necessidade da vacinação contra a raiva nos animais de criação (gatos, cachorros, suínos) e, principalmente nos bovinos, equinos, ovinos e bubalinos.

Essa necessidade se justifica pela existência de morcegos hematófagos infectados pelo vírus da RAIVA em nosso município.

Salientamos ainda que ao observar animais doentes, NÃO TOCAR OS MESMOS, especialmente nas secreções e saliva; a transmissão da raiva em humanos ocorre quando o vírus da raiva, presente na saliva do animal, penetrar no organismo através da pele ou mucosas, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura;

A vacina para os animais pode ser adquirida diretamente nas lojas agropecuárias habilitadas para a comercialização e precisa da dose de reforço entre 20 e 30 dias após a primeira vacinação.

Quem possuir animais com sinais nervosos ou tiver dúvidas com relação à doença ou souber da existência de abrigos de morcegos hematófagos pode entrar em contato com a Inspetoria Veterinária pelo telefone 3255-1303.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe denuncia suposto abuso contra filha durante evento em Jaguari

Acidente grave na BR-287 em Jaguari deixa um morto e feridos

A força de Deia: uma história de amor, coragem e superação