quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Em Jaguari...Presidente da AMCentro faz palestra no IFF de São Vicente...

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AMCentro, esteve palestrando no Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Vicente do Sul, durante o seminário “Aprendendo com os Mercados Locais”. No seminário, que teve a coordenação do professor Gustavo Pinto, João Mário Cristofari – atual prefeito de Jaguari - destacou as potencialidades da região, principalmente, no setor de hortigranjeiros, agroindústria e cooperativas e a busca maior de mercado para a comercialização de seus produtos. “Temos que ter a capacidade de gerar instrumentos que oportunizem a colocação do nosso produto, onde não há esse potencial produtivo”, afirmou.
Ele lembrou que muitas vezes a população e as lideranças dos municípios do Vale do Jaguari, não se dão conta que estão ao entorno de Santa Maria, que é uma cidade que grande parte do que consume é produzido em outros municípios. O presidente anunciou que a AMCentro está fazendo um levantamento para ver o que se produz em toda a região. Para ele, a partir de uma organização e formalização do setor produtivo de alimentos, especialmente as agroindústrias, se abrirá um grande espaço para a comercialização. João Mário frisou que o que está faltando para o setor é uma conscientização para aceitar mecanismos como o Sistema de Inspeção Municipal, por exemplo. “Se nosso produto não tiver origem, procedência, o mercado externo não compra. Temos que ter essa certificação”, apontou.
João Mário destacou ao final da palestra, o bom exemplo que vem dando a Cooperativa Agrária São José e a Cooperativa Agrícola Jaguari Ltda, Coagrijal, ambas de Jaguari. “É nos momentos de dificuldades que mais precisamos da cooperação”, observou o presidente. Segundo ele, existe em nosso meio a cultura do individualismo, que impera a integração. “Por isso precisamos buscar dentro das universidades e institutos federais de educação de nossa região, o apoio necessário para o incremento de nossas matrizes produtivas e ganharmos novos mercados”, disse o presidente.

Um comentário:

  1. é muita conversa e pouca ação. o governo que dizia ter portas abertas com os governos estadual e federal nada trousse de real desenvolvimento econômico para jaguari, salve iff, e o resto, dá-se exemplos as cooperativas; uma falida, causada pela má gestão e pelo calote do próprio sócio; e a outra é lograda pelo próprio sócio todos os anos durante a safra da uva, desviando o produto de melhor qualidade e entregando restos para cooperativa. EXEMPLOS?

    ResponderExcluir