quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em Jaguari...Presidente da AM-Centro anuncia Marcha Gaúcha de prefeitos...

Em reunião realizada no último dia 09, na sede da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, o presidente da entidade João Mário Cristofari – atual prefeito de Jaguari – anunciou a possibilidade de ser realizada ainda este ano uma Marcha Gaúcha de Prefeitos, motivada pelas dificuldades em que os municípios do Rio Grande do Sul estão passando atualmente. De acordo com o presidente da AM-Centro, os gestores municipais já não estão mais agüentando a carga de encargos que o Estado e a União estão passando para os municípios, sem o devido repasse de recursos. Para ele, deverá se estabelecer um equilíbrio federativo no país.
Para a Marcha Gaúcha dos Prefeitos, que deverá seguir o modelo da Marcha dos Prefeitos à Brasília coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios, João Mário Cristofari solicitou que cada município indique três demandas importantes que deverão ser encaminhadas para a Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul, a fim de compor a pauta de reivindicações da marcha. Conforme ele, a marcha deverá acontecer possivelmente na segunda quinzena do mês de outubro, durante dois dias.
O presidente da AM-Centro destacou no encontro que aconteceu na sede da entidade, localizada na rua Lamartine Souza, 68, em Santa Maria, que os municípios atualmente estão enfrentando problemas gravíssimos. “Para se ter uma idéia, hoje existem 394 programas federais e estaduais que os municípios estão executando. Destes, nós dispomos de apenas 40% de financiamento, os outros 60% são custeados pelos municípios”, observou João Mário. De acordo com ele, os municípios não possuem mais capacidade financeira para desenvolver estes programas.
Ele lembrou ainda os problemas que os municípios já vêm enfrentando com a saúde pública, com ações judiciais. Para o presidente da AM-Centro, a judicialização da saúde é um gasto maior para os municípios, muito mais do que aquilo que é investido na farmácia básica. Ressaltou que em muitos casos, inclusive, a justiça tem bloqueando as contas dos municípios. Para João Mário Cristofari, esse quadro só irá mudar quando houver um novo Pacto Federativo e uma Reforma Fiscal. “Essas são as bandeiras de luta permanente da Associação dos Municípios da Região Centro, face a maior crise federativa que estamos vivenciando atualmente. Do bolo de mais de R$ 1 trilhão arrecadado pela União, somente 14% vem para os municípios”, lamentou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário