Coordenados pelo prefeito de Jaguari João Mário Cristofari, atual presidente da Associação dos Municípios da Região Centro, AMCentro, cerca de 33 prefeitos da região estiveram participando nesta quinta-feira, 31, da 3ª Marcha Gaúcha dos Prefeitos, organizada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, Famurs, junto com as associações regionais.
De acordo com o prefeito João Mário, a mobilização se concentrou na Assembleia Legislativa do Estado. Entre as pautas municipalistas apresentadas pela Famurs ao governo do estado no primeiro semestre, estão: o aumento do repasse do transporte escolar e o pagamento em dia da consulta popular, entre outras questões. Após o encontro na Assembleia Legislativa, representantes da Famurs e Associações de Municípios tiveram audiência com o governador Tarso Genro no Palácio Piratini.
A Marcha Gaúcha de Prefeitos também se referiu às questões na esfera federal. O aumento do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, FPM, é um dos pleitos dos prefeitos gaúchos. Conforme o prefeito João Mário Cristofari o incentivo à indústria automotiva, com a redução do IPI, teve reflexos negativos nos municípios, uma vez que reduziu o repasse do governo federal.
Para o presidente da AMCentro, cada vez mais os municípios estão recebendo encargos do governo federal. “Hoje existem 394 programas estaduais e federais. Destes 40% são financiados pelo Estado ou pela União, o restante, ou seja, 60% são custeados pelos municípios”, esclareceu João Mário. Segundo ele, é preciso que haja financiamentos para colocá-los em prática. “É por essa razão, que estamos propondo um novo Pacto Federal e um Reforma Fiscal urgente, sob pena que virarmos meros despachantes de luxo”, apontou.
Ele disse que se com a Marcha Gaúcha dos Prefeitos a Famurs e as associações dos municípios conseguirem colocar na pauta de debates dos candidatos a governador e a presidência da República em 2014, já será uma grande conquista. “Nossa vitória é sensibilizar os candidatos do próximo pleito eleitoral”, finalizou.
A 3ª Marcha Gaúcha dos Prefeitos iniciou às 13hs30min na Assembleia Legislativa do Estado. Por volta das 14 horas, aconteceu a discussão da Pauta Municipalista. Já as 16hs30min, houve a discussão e aprovação da Carta dos Prefeitos. E as 17 horas, iniciou-se a Caminhada dos Prefeitos desde a Assembleia Legislativa até o Palácio Piratini, onde seriam recebidos pelo governador Tarso Genro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário