quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Em Jaguari...Município adere ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo...

O município de Jaguari aderiu ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo. Com isso foi criado na unidade do Programa Estratégia Saúde da Família, localizada no bairro Rivera, um Grupo de Tabagismo que tem se reunido todas as quartas-feiras. De acordo com o médico Bruno Balbom, o grupo que iniciou os encontros no mês de julho, composto de 12 pessoas, recebe todo o acompanhamento, inclusive, com medicação que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde (adesivo de nicotina de 21, 14 e 7mm, e gomas e pastilhas de nicotina de 2 a 4mm). “Além do acompanhamento do grupo, também existe o acompanhamento individual, bem como a participação de um educador físico”, explica Balbom.
Ele enfatiza que até o dia 11 deste mês, dos 12 integrantes do Grupo de Tabagismo, 9 tiveram êxito no processo de cessar o consumo de tabaco. Balbom relata que o programa se desenvolverá da seguinte forma: No primeiro mês o encontro com o grupo será semanal, depois quinzenal e, posteriormente mensal. “Os interessados em participar do Grupo de Tabagismo podem procurar a unidade do ESF no bairro Rivera ou poderão fazer o agendamento pelo telefone 3255-1121. “Na avaliação inicial (primeira consulta) é feito no paciente o teste de Fagerström”, acrescenta o médico da unidade do ESF.
Para atuar junto ao Grupo de Tabagismo em Jaguari, dentro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, foi criada uma equipe composta de: médico, enfermeira, técnico de enfermagem e um educador físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário